sábado, 19 de janeiro de 2019

Projeto Le Superbe

 Le Superbe

Navio de Linha Francês do Século XIX

"O navio mais bonito da Frota Francesa"




Origem:

    Este modelo foi adquirido na década de 70. Despertou meu interesse por ser um Navio Veleiro de poucas peças e montagem simples. Veio com tintas para pintura em sua embalagem. Foi montado e colocado junto com os outros. O passar do tempo causou alguns danos e o navio se quebrou e perdeu algumas peças. Em 2018 resolvi restaurá-lo e para tanto fiz uma pesquisa de formas a ter mais informação sobre a pintura e características do navio. O resultado é o descrito abaixo, a restauração do "Le Soperbe" "o navio mais bonito da frota francesa".


Ficha do Modelo:

Marca:        Heller
Modelo:      Le Superbe
Número:    80127
Ano:          1973
Escala:      1:500
Peças:       22 peças em quatro (4) árvores
Tipo:         Kit completo - Navio de Linha Veleiro Classe Téméraire - século XIX.
País:         França.
Fabricante: Heller (Francesa)
Nível de dificuldade: 3 é necessário o uso de cola tintas e ferramentas 


Características do navio:

Características Gerais do Navio:

Nome: Le Superbe - Homônimo: "Superb";
Tipo: Navio de Linha;
Classe: Téméraire;
Construtor: Construído no estaleiro em Antuérpia;
Início de Construção: 23/08/1803;
Batimento da Quilha: 12/1808;
Período de Construção: 24/05/1810 - 01/09/1810;
Lançamento: 05/07/1814;
Comissionado: 09/1814;
Naufragou: 15/12/1833 - Tempestade ao largo da Ilha de Paros - Mar Egeu; 

Medidas do Navio:

Comprimento: 56 m.;
Altura do Mastro: 14,90 m (44,6 pés);
Boca: 15 m;
Deslocamento:
leve: 2966 ton.;
plena carga: 5260 ton.;

Propulsão: Velas (2485 m2);

Armamento: 14 portas - 74 canhões

Convés inferior: 28 canhões de 36 lbs.
Convés principal: 30 canhões de 24 lbs.
Convés de Proa: 16 canhões de 8 lbs.
Convés do Tombadilho: 4 carronadas de 36 lbs.
Blindagem: Madeira

Tripulação: 570 homens


História

No início do século XIX a Europa se encontrava em um período de grande efervescência política. O Primeiro Império Frances, construído por Napoleão Bonaparte estava no auge do seu poder e dominava quase toda a Europa Ocidental. Napoleão mostrava sua força e tinha como principal oponente a Grã-Bretanha, cuja marinha era a maior do mundo.

Em um esforço tardio do Primeiro Império Francês, buscando reabastecer a Marinha Francesa, passou a encomendar e construir diversos navios, usando todos os estaleiros disponíveis, inclusive fora do território francês, na cidade Belga de Antuérpia, cujo estaleiro possuía uma posição estratégica em relação à Inglaterra. Nesse período destacou-se uma classe de Navios de Linha com 74 canhões, a Classe Téméraire, que teve diversos navios encomendados e construídos.

O Superbe (Le Superbe) era um navio da Classe Téméraire, que foi construído em Antuérpia. Particularmente bem construído, a ponto de ser chamado de "o navio mais bonito da Marinha", ele se tornou o único navio construído em Antuérpia a sobreviver à fragmentação após a Restauração Bourbon, passada o período Napoleônico. Serviu no Caribe antes de retornar a Brest para ser colocado na reserva em um estado inativo. Participou da invasão francesa de Argel, em 1830, após o que retornou a Toulon para ser desativada novamente. Já em 1833, foi reativado e incorporado à Esquadra de Toulon. Serviu no Mediterrâneo sob o comando do capitão d'Oysonville, quando em 15 de dezembro de 1833, foi pego por uma tempestade no Mar Egeu perto da Ilha de Paros e encalhou na entrada do porto de Parekia, vindo a naufragar.


Montagem

        O modelo, como já foi apresentado estava guardado em um estado bastante ruim. No início do projeto desmontei todo o navio e separei suas peças a fim de verificar quais estavam quebradas e quais haviam se perdido, tomando como base o folheto com as instruções de montagem e imagens do modelo fora da caixa. As imagens abaixo apresentam estado do modelo no início da restauração:

Figura 1 Modelo desmontado

Figura 2 - Detalhe da Base, Mastro de Ré e Vela e Ferros

Figura 3 - Mastros e Velas

Figura 4 - Casco do modelo


Instruções:

        O modelo vem com uma folha de instruções para montagem frente e verso. A montagem é distribuída em 10 etapas. As figuras abaixo mostram as páginas do folheto de instrução.

Figura 5 - Folheto de Instruções - Etapas de 1 a 8

Figura 6 - Folheto de Instruções - Etapas 9 e 10

Etapas da Restauração

           Após ter desmontado o modelo e comparado as peças com a lista de peças nas instruções pude constatar que havia se perdido um dos ferros do navio (peça 4) e os três (3) mastros estavam quebrados, sendo que um com uma parte perdida. No processo de restauração confeccionei um novo ferro para o modelo usando palitos de dente. Usei o mesmo material para reparar os mastros, sendo que nesta parte tive que modelar a madeira, a fim de que não ficasse muito diferente do mastro original. As figuras mostram algumas etapas desse processo:

Figura 7 - Mastro de Vante avariado

Figura 8 - Mastro de Ré avariado

Figura 9 - Ferro (Peça 4) faltando uma 


Figura 10 - Peças após a restauração

Pintura das Peças

        As instruções preveem cores para a pintura do modelo, além delas fiz uma pesquisa que apontou mais alguns detalhes que geraram a planilha abaixo com o projeto para a pintura do modelo. As tintas utilizadas são da ACRILEX PVA, que foram aplicadas com pincel.

Figura 11 - Projeto de pintura do Le Superbe

        A pintura atentou para os detalhes dos canhões distribuídos pelo costado e do brasão acima da figura de proa do modelo. As janelas e portas do costado e tombadilho também foram realçadas.

Figura 12 - Casco com a nova pintura

Figura 13 - Convés de proa destacando os canhões

Figura 14 - Costado de Bombordo (BB) destacando os conveses de canhões

Figura 15 - Brasão da figura de proa

Figura 16 - Castelo de popa - Tombadilho destacando as janelas

Montagem:

        Terminada a pintura das peças iniciei a montagem do modelo procurando seguir a sequência das instruções. Acrescentei o cordame do veleiro baseado em fotografias de outros modelos pesquisadas na internet e fui passando os cabos na medida que ia colando a mastreação. As figuras seguintes mostram algumas imagens da sequência de montagem do modelo.

Figura 17 - Colocação do mastro de proa

Figura 18 - Colocação do mastro de vante

Figura 19 - Colocação do cordame no mastro de proa

Figura 20 - Colocação do mastro de ré

Figura 21 - Colocação do mastro central

Acabamento:

        Ao terminar a montagem confeccionei uma base de papel paraná, a fim de facilitar a exposição e o armazenamento do modelo. Foi confeccionada uma caixa de acetato para completar a base ficando o modelo protegido de qualquer acidente. Seguem as imagens do modelo dentro da caixa.

Figura 22 - Modelo colocado na caixa de acetato


Conclusão:

Terminada a montagem fiz retoque geral na pintura e protegi o trabalho com uma camada de verniz para artesanato da ACRILEX. Seguem as imagens do modelo finalizado:

Figura 23 - Vista lateral Través de Boreste (BE)

Figura 24 - Vista lateral de bochecha Boreste (BE)

Figura 25 - Vista de Proa

Figura 26 - Vista lateral Través de Bombordo (BB)

Figura 27 - Vista lateral da alheta de Bombordo (BB)

Figura 28 - Vista do Castelo de Popa

Referências:

Heller: “Le Superbe – Instruções para montagem”; Trun; França; 1973;

Lacour-Gayet, Georges: "La marine militaire de la France sous le règne de Louis XVI." Paris: Honoré Champion; 1910;

Roche, Jean-Michel (2005). Dictionnaire des bâtiments de la flotte de guerre française de Colbert à nos jours. 1. Group Retozel-Maury Millau. pp. 425–426. ISBN 978-2-9525917-0-6. OCLC 165892922

WAYBACK MACHINE - Internet Archives; "A frota de Napoleão III"; https://web.archive.org/web/20130323150546/http://dossiersmarine.free.fr/fs_v_V4.html - visto em 25 de abridl de 2021;

WIKIPÉDIA - a Enciclopédia Livre em inglês; "French Ship Superbe (1784)" - https://en.wikipedia.org/wiki/French_ship_Superbe_(1784)#CITEREFLacour-Gayet1910 - visto em 24 de abril de 2021;

WIKIPÉDIA - a Enciclopédia Livre em inglês; "Téméraire-class ship of the line"https://en.m.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9m%C3%A9raire_class_ship_of_the_line - visto em 24 de abril de 2021;


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