História
No início do século XIX a Europa se encontrava em um período de grande efervescência política. O Primeiro Império Frances, construído por Napoleão Bonaparte estava no auge do seu poder e dominava quase toda a Europa Ocidental. Napoleão mostrava sua força e tinha como principal oponente a Grã-Bretanha, cuja marinha era a maior do mundo.
Em um esforço tardio do Primeiro Império Francês, buscando reabastecer a Marinha Francesa, passou a encomendar e construir diversos navios, usando todos os estaleiros disponíveis, inclusive fora do território francês, na cidade Belga de Antuérpia, cujo estaleiro possuía uma posição estratégica em relação à Inglaterra. Nesse período destacou-se uma classe de Navios de Linha com 74 canhões, a Classe Téméraire, que teve diversos navios encomendados e construídos.
O Superbe (Le Superbe) era um navio da Classe Téméraire, que foi construído em Antuérpia. Particularmente bem construído, a ponto de ser chamado de "o navio mais bonito da Marinha", ele se tornou o único navio construído em Antuérpia a sobreviver à fragmentação após a Restauração Bourbon, passada o período Napoleônico. Serviu no Caribe antes de retornar a Brest para ser colocado na reserva em um estado inativo. Participou da invasão francesa de Argel, em 1830, após o que retornou a Toulon para ser desativada novamente. Já em 1833, foi reativado e incorporado à Esquadra de Toulon. Serviu no Mediterrâneo sob o comando do capitão d'Oysonville, quando em 15 de dezembro de 1833, foi pego por uma tempestade no Mar Egeu perto da Ilha de Paros e encalhou na entrada do porto de Parekia, vindo a naufragar.
Montagem
O modelo, como já foi apresentado estava guardado em um estado bastante ruim. No início do projeto desmontei todo o navio e separei suas peças a fim de verificar quais estavam quebradas e quais haviam se perdido, tomando como base o folheto com as instruções de montagem e imagens do modelo fora da caixa. As imagens abaixo apresentam estado do modelo no início da restauração:
 |
Figura 1 Modelo desmontado |
 |
Figura 2 - Detalhe da Base, Mastro de Ré e Vela e Ferros |
 |
Figura 3 - Mastros e Velas |
 |
Figura 4 - Casco do modelo |
Instruções:
O modelo vem com uma folha de instruções para montagem frente e verso. A montagem é distribuída em 10 etapas. As figuras abaixo mostram as páginas do folheto de instrução.
 |
Figura 5 - Folheto de Instruções - Etapas de 1 a 8 |
 |
Figura 6 - Folheto de Instruções - Etapas 9 e 10 |
Etapas da Restauração
Após ter desmontado o modelo e comparado as peças com a lista de peças nas instruções pude constatar que havia se perdido um dos ferros do navio (peça 4) e os três (3) mastros estavam quebrados, sendo que um com uma parte perdida. No processo de restauração confeccionei um novo ferro para o modelo usando palitos de dente. Usei o mesmo material para reparar os mastros, sendo que nesta parte tive que modelar a madeira, a fim de que não ficasse muito diferente do mastro original. As figuras mostram algumas etapas desse processo:
 |
Figura 10 - Peças após a restauração |
Pintura das Peças
As instruções preveem cores para a pintura do modelo, além delas fiz uma pesquisa que apontou mais alguns detalhes que geraram a planilha abaixo com o projeto para a pintura do modelo. As tintas utilizadas são da ACRILEX PVA, que foram aplicadas com pincel.
 |
Figura 11 - Projeto de pintura do Le Superbe |
A pintura atentou para os detalhes dos canhões distribuídos pelo costado e do brasão acima da figura de proa do modelo. As janelas e portas do costado e tombadilho também foram realçadas. |
Figura 12 - Casco com a nova pintura |
 |
Figura 13 - Convés de proa destacando os canhões |
 |
Figura 14 - Costado de Bombordo (BB) destacando os conveses de canhões |
 |
Figura 15 - Brasão da figura de proa |
 |
Figura 16 - Castelo de popa - Tombadilho destacando as janelas |
Montagem:
Terminada a pintura das peças iniciei a montagem do modelo procurando seguir a sequência das instruções. Acrescentei o cordame do veleiro baseado em fotografias de outros modelos pesquisadas na internet e fui passando os cabos na medida que ia colando a mastreação. As figuras seguintes mostram algumas imagens da sequência de montagem do modelo.
 |
Figura 17 - Colocação do mastro de proa |
 |
Figura 18 - Colocação do mastro de vante |
 |
Figura 19 - Colocação do cordame no mastro de proa |
 |
Figura 20 - Colocação do mastro de ré |
 |
Figura 21 - Colocação do mastro central |
Acabamento:
Ao terminar a montagem confeccionei uma base de papel paraná, a fim de facilitar a exposição e o armazenamento do modelo. Foi confeccionada uma caixa de acetato para completar a base ficando o modelo protegido de qualquer acidente. Seguem as imagens do modelo dentro da caixa.
 |
Figura 22 - Modelo colocado na caixa de acetato |
Conclusão:
Terminada a montagem fiz retoque geral na pintura e protegi o trabalho com uma camada de verniz para artesanato da ACRILEX. Seguem as imagens do modelo finalizado:
 |
Figura 23 - Vista lateral Través de Boreste (BE) |
 |
Figura 24 - Vista lateral de bochecha Boreste (BE)
|
 |
Figura 25 - Vista de Proa
|
 |
Figura 26 - Vista lateral Través de Bombordo (BB)
|
 |
Figura 27 - Vista lateral da alheta de Bombordo (BB) |
 |
Figura 28 - Vista do Castelo de Popa |
Referências:
Heller: “Le
Superbe – Instruções para montagem”; Trun; França; 1973;
Lacour-Gayet, Georges: "La marine militaire de la France sous le règne de Louis XVI." Paris: Honoré Champion; 1910;
Roche, Jean-Michel (2005). Dictionnaire des bâtiments de la flotte de guerre française de Colbert à nos jours. 1. Group Retozel-Maury Millau. pp. 425–426. ISBN 978-2-9525917-0-6. OCLC 165892922
WAYBACK MACHINE - Internet Archives; "A frota de Napoleão III"; https://web.archive.org/web/20130323150546/http://dossiersmarine.free.fr/fs_v_V4.html - visto em 25 de abridl de 2021;
WIKIPÉDIA - a Enciclopédia Livre em inglês; "French Ship Superbe (1784)" - https://en.wikipedia.org/wiki/French_ship_Superbe_(1784)#CITEREFLacour-Gayet1910 - visto em 24 de abril de 2021;
WIKIPÉDIA - a Enciclopédia Livre em inglês; "Téméraire-class ship of the line"; https://en.m.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9m%C3%A9raire_class_ship_of_the_line - visto em 24 de abril de 2021;
Nenhum comentário:
Postar um comentário