Origem:
A origem do modelo remonta aos idos de 1973, nesta época foi que adquiri o kit de plastimodelismo da Revell do Navio aeródromo U.S.S. “Wasp”, o destaque era o projeto Gemini, da NASA, e o navio tinha a importante missão de resgatar os astronautas após o regresso da missão. Na época terminei a montagem do modelo sem nenhum cuidado na pintura ou na colagem das peças. Os anos passaram e,
devido a diversas causas, o modelo se perdeu sobrando apenas os aviões, helicópteros e algumas peças menores. Recentemente iniciei a recuperação da minha coleção de modelos, que estava guardada em um armário há quase 20 anos,e, a partir da instrução de montagem do modelo da Revell, alguns planos e imagens pesquisados na internet e as peças remanescentes, resolvi reconstruir o
modelo com isopor, seguindo a escala original 1/540 do modelo, a fim de aproveitar as peças que possuía.
Ficha do modelo da Revell:
Fabricante: REVELL
Número do Modelo: H-375
Escala: 1/540
Número de peças: 103 peças, em plástico injetado, distribuídas em três árvores.
Decalques: Uma folha de decalques com 21 decalques numerados.
Instruções: Uma folha frente e verso com figuras e esquema de montagem.
Pintura: são sugeridas tintas da marca “KI-KORES” (hoje inexistentes), das cores: Cinza Escura, Preta, Vermelho, Cor de Cobre e Cor de Prata.
Características do navio:
Classe: “ESSEX” (foram construídos 24 navios no total, todos construídos durante a Segunda Guerra Mundial.)
Construtor: Bethlehem Steel Co., Quincy, Massachusset, EUA;
Batimento da Quilha: 18 de março de 1942
Lançamento: 17 de agosto de 1943
Comissionado: 24 de novembro de 1943
Baixa: 1 de julho de 1972
Comprimento:
Comprimento Total: 872 pés (265,8 metros);
Comprimento na linha d’água: 820 pés (249,9 metros);
Comprimento do Hangar: 183 m.;
Largura:
Largura: 49 m.;
Largura do Convés de Voo: 191,9 pés (58.5 metros);
Boca: 101 pés (30,8 metros);
Calado:
Calado: 30,8 pés (10,4 metros);
Calado Máximo: 34,2 pés (10,41 metros);
Tonelagem:
Peso padrão: 27.500 ton.;
Peso carregado: 36.960 ton.;
Deslocamento: aprox. 40,600 tons
totalmente carregado;
Propulsão:
8 Caldeiras;
4 Turbinas a vapor Westinghouse;
4 Eixos;
150,000 shp (110.000 kW)
Velocidade: 33 n.;
Raio de Ação: 14.100 NM (26100 km) a
uma velocidade de 20 nós.
Armamento:
12 canhões de 5"/38 calibres;
40 canhões de 40 mm.,
55 canhões de 20 mm.;
Em 1964: 7 canhões de 5 pol. (127 mm)
38 calibres e 3 canhões duplos de 40 mm
Aeronaves: 91 a 103 aviões:
S2 – TRACKER
A4 – SKY HAWK
F8 - CRUSADER
SH3 - SIKORSKY
Tripulação: 360 Oficiais e 3080 Praças aprox. 3448 tripulantes [como CVS (Navio-Aeródromo Antissubmarino): 115 oficiais e 1500 praças aprox. 1615 tripulantes].
Os Navios Aeródromos (NAe), popularmente conhecido como Porta-aviões, surgiram no início do século XX antes da primeira guerra mundial. O primeiro NAe dos Estados Unidos da América (EUA) foi o U.S.S. “Langley” (Carrier Vessel – CV-1). Ele foi incorporado à Marinha de Guerra dos EUA em 1922. O “Langley” é resultado de uma sequência de experiências iniciadas com hidroaviões, que eram relativamente lentos, o que mostrou a necessidade do desenvolvimento de uma pista sobre o convés, o primeiro convés de voo (convoo), de onde aviões convencionais pudessem pousar e decolar. As perspectivas para esses navios eram tão grandes que se tornou urgente, para as marinhas, a incorporação deste tipo de navio às suas Esquadras. Devido a essa necessidade, vários dos primeiros NAe em serviço ativo quando da eclosão da IIª
Guerra Mundial (IIª GG), haviam sido convertidos de encouraçados e cruzadores em construção. Três famosos NAes o japonês “Akagi” e os dos EUA o U.S.S. “Lexington” e o U.S.S. “Saratoga” foram projetados inicialmente como navios de linha.
Durante a IIª GG a importância dos NAes e sua ascendência como navio capital das Esquadras aumentava e novos e gigantescos navios saíam dos estaleiros navais. A classe “ESSEX” foi projetada com base nas experiências adquiridas durante os combates modernos, portavam mais aviões do que a classe “YORKTOWN”, que a antecedeu, podiam lançar e recolher de forma mais eficiente devido ao posicionamento dos elevadores de aeronaves nas laterais do convés de voo e possuíam conveses de voo mais longos e mais largos. Essa classe de navios se tornou a espinha dorsal da Marinha dos EUA durante a IIª GG. O U.S.S. “Wasp”, designado CV-18, era um
navio, dos 24 construídos, desta classe. Foi lançado ao mar em 1943 e foi o segundo navio da Marinha dos EUA a receber esse nome, originalmente fora batizado como “Oriskany” e renomeado “Wasp” para homenagear o primeiro U.S.S. “Wasp” (CV-7), que foi afundado em 1942 durante os combates aeronavais em Guadalcanal.
O Navio Aeródromo USS “Wasp” serviu durante a II Guerra Mundial e a Guerra do Vietnam. Durante a IIª GG, participou de toda a Campanha do Pacífico a partir de 1943, O U.S.S. “Wasp” participou dos combates na Nova Guiné, Ilhas Marshall, Marianas, no Golfo de Leyte e Iwo Jima, sendo atingido por uma bomba japonesa durante o combate em Kyushu. Os danos não foram sérios e, após reparos, o navio permaneceu no Pacífico e seus aviões participaram das batalhas finais da guerra. Depois da rendição japonesa o navio participou na operação Magic Carpet, que transportou milhares de militares dos EUA de volta para casa ao fim da guerra.
Após sua participação na
guerra o navio foi colocado na reserva e descomissionado, mas, em 1955, foi
recomissionado após um vasto programa de modernização, durante o qual ele foi
equipado com uma pista em ângulo, que permitiu uma melhor operação de
lançamento de aeronaves, e com os mais modernos equipamentos eletrônicos e de
radar, a fim de operar aeronaves a jato. Nessa época foi reclassificado como
Navio Aeródromo de Ataque (CVA-18). Em 1956, o U.S.S. “Wasp” foi reclassificado
como Navio Aeródromo Antissubmarino (CVS-18), durante a década de 1960 o U.S.S.
“Wasp” serviu no programa espacial Gemini da NASA, quando realizou o
recolhimento de cinco missões. Também tomou parte do bloqueio a Cuba em 1962. O
U.S.S. “Wasp” foi descomissionado definitivamente em 1972, tendo servido à
marinha dos EUA durante quase 30 anos e recebendo oito “Battle Stars” durante
as ações no teatro do Pacífico na II Guerra Mundial.
Montagem:
Planejamento da Montagem:
Esse modelo saiu do zero, isto é, foram confeccionadas as partes do modelo e
adaptadas as peças restantes do modelo de plástico. O material escolhido e
utilizado para a confecção das peças foi o isopor.
Origem das peças: As peças foram feitas a partir de desenhos do projeto do CVS-18 Wasp encontrados na internet, que serviram de base para o desenho dos planos de quilha, convoo e cavernas, todos esses feitos por mim. Elaborei uma planilha de conversão de escala, que me gerou uma tabela de medidas, que foram usadas para desenhar e cortar as peças. As medidas reais foram obtidas dos desenhos de projeto da internet e das características do navio pesquisadas nas instruções de montagens e na internet, sendo esses dados compilados em medidas gerais do navio.
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Desenho do USS "Wasp" Vista lateral e de topo |
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Plano de Quilha do USS "Wasp" - Desenhado a partir da Vista Lateral |
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Plano da Linha D’Água do USS “Wasp” – Desenhado usando as medidas do navio |
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Plano do Convés do Hangar – Desenhado usando as medidas do navio |
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Plano do Convoo – Desenhado usando as medidas do navio |
Após a desenhar as cavernas, num total de 43 cavernas, colei todas elas no perfil elaborado a partir do plano de quilha. Esse trabalho foi todo feito com cola de isopor, um estilete e um cortador de isopor (fio mágico).
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Terminada a montagem do casco e o corte do Convés de Voo (Convoo) |
Depois dessa montagem o casco foi envelopado com papel manteiga embebido em cola branca para artesanato, o que cobriu todo o esqueleto de cavernas e deu forma ao casco.
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Casco envelopado com papel manteiga e cola branca |
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Planos de confecção da Superestrutura da Ilha do USS “Wasp”. |
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Os aparelhos de convoo, canhões, mastro e antenas foram confeccionados da mesma forma que as peças do casco sendo que foram seguidas as instruções de montagem no aspecto de quais peças deveriam estar no modelo e quais seriam possíveis de serem construídas com o material disponível.
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Guindaste e Tratores de aeronaves e Canhões de 5' |
Pintura
A pintura foi planejada a
partir de 3 fontes principais: os esquemas de pintura e decalques das
instruções de montagem, fotos reais do navio e dos aviões e helicópteros do
Grupo Aéreo Embarcado (GAE) e, por fim, fotos de outros modelos do navio
postadas na internet. As cores usadas foram as seguintes: preto, branco,
amarelo, vermelho, cinza escuro, cinza, cinza claro e prata.
Seguem as fotos do processo de pintura do modelo:
Confecção do casco:
Confecção e pintura do
casco:
Convés de voo:
Navio:Pintura e montagem da Superestrutura da Ilha:
Pintura e montagem da Superestrutura da Ilha:
Após a confecção das partes componentes da Ilha, do mastro e dos sensores seguindo o que estava contido nas instruções de montagem, fotos e características do navio, foi montada e pintada a ilha. Seguem as fotos:
Pintura do Grupo Aéreo Embarcado (GAE)
Os decalques foram desenhados e produzidos utilizando-se folhas para decalques e os modelos das fotografias e instruções para montagem. A imagem abaixo do conjunto dos decalques mostra os decalques do navio e os decalques dos aviões e helicópteros do Grupo aéreo embarcado.

GAE com pintura antiga

Fotos usadas como modelo para a pintura das aeronaves

Douglas A4 - SKYHAWK

A4 - SKYHAWK

Vough F8 - CRUSADER

F8 - CRUSADER
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GAE com pintura antiga |
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Fotos usadas como modelo para a pintura das aeronaves |
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Douglas A4 - SKYHAWK |
A4 - SKYHAWK |
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Vough F8 - CRUSADER |
F8 - CRUSADER |
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Decalques:
Os decalques foram desenhados e produzidos utilizando-se
folhas para decalques e os modelos das fotografias e instruções para montagem.
A imagem abaixo do conjunto dos decalques mostra os decalques do navio e os
decalques dos aviões e helicópteros do Grupo aéreo embarcado.
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Conjunto de decalques para o modelo. Confeccionado a partir das instruções de montagem e fotos pesquisadas. |
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Os decalques da pista de pouso foram baseados no desenho acima. |
Acabamento do modelo:
Ao final da pintura o modelo foi colocado sobre um pedestal para exposição confeccionado em papel paraná e com uma capa de acetato. A base do pedestal foi confeccionada em papel paraná e pintada com tinta ACRILEX PVA Azul Marinho, Azul Claro, Azul Celeste e Branco. Foram aplicadas camadas de cola branca de artesanato, buscando obter o efeito do mar e ondas, efeito de esteira de proa e de popa. Após essa técnica, finalizando a base, foram aplicadas duas camadas de verniz ACRILEX para artesanato e fixado o modelo sobre a base. As fotos abaixo mostram a base a pintura inicial, a aplicação da cola branca de artesanato, a aplicação do verniz, o resultado final obtido no modelo e o modelo colado sobre a base:
Pintura e aplicação de cola plástica 1ª demão Efeito da esteira na popa - 2ª demão de cola plástica. Efeito do "bigode" no bico de proa - 2ª demão de cola plástica Efeito das ondas do mar na proa Efeito das ondas do mar no costado e popa. Base terminada. Aplicação de verniz de artesanato fosco.
Após cobrir o modelo com uma camada de verniz ACRILEX FOSCO, o trabalho foi terminado com a montagem do modelo na base. Seguem as fotos do modelo finalizado:
Referências:
BLUE
PRINTS, The Blue Prints Com; “USS WASP – CV-18”; Disponível em: https://www.the-blueprints.com/vectordrawings/show/17162/uss_wasp_cv-18/;
Acessado em: 01 jan 2020
HAZERGRAY
– ”DICIONÁRIO O, Americano de Navios de Combate. ”, Vol. VIII, 1981. pg. 148 –
155; EUA; Disponível em: http://www.hazegray.org/danfs/carriers/cv18.htm
; Acesso em: 31 jan 2020.
MESOTHELIOMA
NET – “USS WASP”; EUA; Disponível em: https://mesothelioma.net/uss-wasp-cv-18/
; Acesso em 31 jan 2020;
REVELL
– “U.S.S. WASP Porta-Aviões de pista em ângulo - Instruções para montagem” –
Rio de Janeiro; Brasil; 1969.
REILLY,
Guerry; “USS WASP – CVS-18”; EUA; Disponível em: http://www.modelshipgallery.com/gallery/cv/cv-18/540-gr/gr-index.html;
Acesso em:31 jan 2020
USS CARRIERS – “USS CARRIERS –
United States ships (USS) history and deployments.” Disponível em:
http://www.uscarriers.net/cv18.htm; Acesso em: 31 jan 2020.
WIKIMEDIA,
Commons; “USS WASP (CVS-18) outboard and deck profile 1960s.png.”; Disponível
em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:USS_Wasp_(CVS-18)_outboard_and_deck_profile_1960s.png?uselang=pt-br#filelinks;
Acessado em: 01 jan 2020
WIKIPÉDIA
– “CLASSE ESSEX – Edição em português”; Brasil; Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Essex
; Acesso em: 31 jan 2020.
WIKIPÉDIA
– “USS WASP CV-18 – Edição em português”; Brasil; Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/USS_Wasp_(CV-18)
; Acesso em: 31 jan 2020;
WIKIPÉDIA
– “USS WASP CV-18 – Edição em inglês”; Brasil; Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/USS_Wasp_(CV-18)
; Acesso em: 31 jan 2020
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