Projeto ‘Admiral Kuznetsov” (Tbilisi) – Primeiro Navio Aeródromo Russo
Origem:
Este
modelo me foi presenteado pelo meu amigo Luiz Henrique em 2018. A montagem será
realizada em sua homenagem.
Ficha do Modelo:
Fabricante:
ITALIERI
Número
do Modelo: 518
Escala:
1/720
Número
de peças: 154 peças, em plástico injetado, distribuídas em três árvores.
Decalques:
Uma folha de decalques com 26 decalques numerados.
Instruções:
Uma folha frente e verso com figuras e esquema de montagem em nove (9) idiomas.
Pintura:
são sugeridas tintas da marca “Model Master”, das cores: Cinza Claro Fosco
(1728), Branco (1768), Preto (1749), Vermelho (1503), Cinza Escuro Gaivota
(1740), Bronze (1782), Cinza Escuro Fantasma (1741), Cor de Armamento Metálica
(1405) e Amarelo (1514).
Características do Navio:
Classe:
“KUZNETSOV” (único da classe – dois construídos de três planejados)
Comprimento:
306,5 m.;
Comprimento
do Hangar: 183 m.;
Largura:
72,3 m.;
Boca
67 m.;
Calado:
9,1 m.;
Tonelagem:
Peso
padrão: 43000 t.;
Peso
carregado: 55000 t.;
Peso
máximo: 586000 t.;
Deslocamento:
65.000 t.;
Propulsão:
8
caldeiras;
8
turbinas a vapor;
4
eixos;
200.000
shp.;
Velocidade:
32 n.;
Armamento:
12
lançadores de mísseis de cruzeiro de longo alcance tipo SS-N-19;
24
lançadores óctuplos de mísseis terra ar tipo SA-N-9 (192 mísseis);
8
sistemas mistos canhões/mísseis, 8 canhões Gatling CIWS de 30 mm. e mísseis terra
ar AS-N-11;
22
sistemas de foguetes A.S. com 60 foguetes RPK-5 (UDAV-1) cada.
Aeronaves:
41 a 52 aviões:
SU-33
(Flanker);
SU-25 (Frogfoot);
MIG-29K (Fulcrum);
KA-27
Helix.
Histórico:
A
Classe Kuznetzov foi uma classe de porta-aviões da União Soviética planejada
para rivalizar com os grandes porta-aviões norte-americanos. Foi prevista a
construção de um total de três embarcações, mas apenas uma foi finalizada.
O
Admiral Kuznetsov, vulgo Tbilisi, foi construído em 1983 nos estaleiros da
cidade russa de Tbilisi (Tiflis) e é o primeiro Navio Aeródromo Soviético. Foi
lançado ao mar em 1985 e comissionado em 1991. Após um período de oito (8) anos
de construção, de 1983 a 1991 ficou totalmente operacional em 1995 (12 anos). A
entrada ao serviço do primeiro navio da Classe, o Almirante Kuznetsov,
coincidiu com o colapso da União Soviética, sendo que o estaleiro responsável
pela construção encontra-se em território da Ucrânia. Isso, somado a crise
financeira, levou a venda da segunda unidade, o Varyag, rebatizado Liaoning,
ainda incompleta à China. O Almirante Kuznetzov continua operacional, sendo o
único porta-aviões da Marinha Russa. Atualmente encontra-se em um programa de reparos
e modernização no porto de Murmansk e é esperado que o navio volte a operar
antes de 2021.
O
Tbilisi pode operar um número maior de aeronaves que os cruzadores porta-aviões
da classe Kiev. Estas aeronaves seriam de pouso e decolagem convencional, que
podem levar mais armas, foi equipado com aeronaves MIG-29K e SU-33, que podem
ser comparadas ao antigo F-14 e aos atuais F/A-18 comissionados na marinha dos
EUA. Pode transportar também aeronaves SU-25 em missões de ataque de superfície
e apoio a ações de ataque ao solo. Pode transportar em seu grupo aéreo
helicópteros do inventário da marinha Russa, os Ka-27 (Helix) ou mais modernos.
Como não foi possível construir catapultas com potência suficiente para lançar
as aeronaves, optou-se pela colocação de uma rampa integrada na proa do navio,
que permite às aeronaves decolar utilizando os seus próprios motores. O Tbilisi
está equipado com mísseis anti-aéreos e anti-navio, possuindo uma defesa a
média e longa distância contra a ameaça da marinha dos EUA. Possui também
defesa de ponto por canhões tipo Gatling CWIS de 30 mm. e mísseis SA-N-11. Para
a defesa antissubmarino o navio possui dois sistemas de foguetes AS tipo RPK-5
(UDAV-1).
Montagem:
A
montagem segue a numeração das peças e se divide em três partes, a saber:
1ª
Parte – Peças de 1 a 18 – Nesta etapa serão montados o casco e o convés de voo,
sendo que existe a opção de montar o modelo a partir da linha d’água ou não.
Para isso deve-se cortar as peças do casco na altura da linha d’água e colar a
peça número cinco (5). A outra opção apresentará os propulsores da embarcação e
as obras vivas. A montagem deverá incluir os quatro eixos, propulsores
(hélices) e o leme.
As
peças necessárias a esta etapa são encontradas nas árvores A e C do conjunto de
peças.
As fotos abaixo mostram a montagem e pintura na 1ª Parte da montagem do modelo:
Montagens no casco:
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Casco e Convoo. |
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Casco. |
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Popa. |
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Porta do hangar à ré (AR) e Talabardão de Boreste (BE). |
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Talabardão de BE e Porta do hangar à vante (AV). |
Convés de Voo:
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Convés de Voo e Pista de Decolagem Proa. |
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Convés de Voo e Pista de Pouso Popa. |
Montagem do Convés de Voo sobre o Casco:
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Convés de Voo sobre o casco. |
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Convés de Voo sobre o Casco - Visto pela Proa. |
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Convés de Voo sobre o Casco - Visto por Boreste (BE). |
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Convés de Voo sobre o Casco - Visto pela Popa. |
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Convés de Voo sobre o Casco - Fixação. |
Montagem dos Eixos, Propulsores e Lemes sobre o Casco.
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Propulsor (Obs. O alfinete serve para ter uma ideia das dimensões das peças). |
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Propulsores |
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Eixos dos Propulsores |
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Montagem dos Eixos e Propulsores na posição no Casco. |
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Montagem dos Eixos e Propulsores na posição no Casco - Visto pela Popa. |
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Lemes |
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Montagem dos Eixos, Propulsores, Lemes e Suporte do Modelo na posição no casco. |
Casco finalizado.
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Convés de Voo sobre o Casco colocado sobre a base do modelo. |
Colocação dos Decalques e Aplicação de cera (Brilho Fácil) protetora da pintura.
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Convés de Voo sobre o Casco - Aplicação dos Decalques e da Cera Protetora |
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Convés de Voo sobre o Casco - Aplicação dos Decalques - Visão de Proa |
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Convés de Voo sobre o Casco - Aplicação dos Decalques - Visão de Popa |
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Casco Proa - Decalques. |
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Casco BE Proa - Decalques. |
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Casco Popa - Decalque |
2ª
Parte – Peças de 19 a 38 – Nesta etapa é montada a estrutura da Ilha do Navio
Aeródromo, seus radares, sensores e mastro.
As
peças necessárias a esta etapa são encontradas nas árvores B e C do conjunto de
peças.
As
fotos abaixo mostram a montagem e pintura na segunda parte da montagem do
modelo:
Montagens da Ilha
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Ilha visão de Proa. |
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Ilha a BB visão de Proa. |
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Ilha visão de BB |
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Ilha a BB visão de Popa. |
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Ilha a BE visão lateral. |
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Ilha montada sobre o Convés de Voo - Visão de BE |
3ª
Parte – Peças de 39 a 61 – Nesta etapa são montados os detalhes do convés de
voo. As aeronaves, o modelo vem com dois tipos; o MIG 29 e o SU 27; os tratores
do convôo, balsas salva-vidas, antenas de comunicação, ferros (âncoras),
canhões e sistemas de defesa A/A.
As
fotos abaixo mostram a montagem e pintura na terceira parte da montagem do
modelo:
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Balsas Salva-Vidas |
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Espelho de Pouso |
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Lançadores Óctuplos de MAA |
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Defletor de Jato |
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Lanchas |
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Tratores de Convés |
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Grupo Aéreo Embarcado GAE - sem camuflagem |
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SU 27 - Camuflado e com Decalques |
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MIG 29 - Camuflado e com Decalques |
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GAE - Pintado com a camuflagem e com decalques. |
Acabamento – ao final da montagem o modelo foi colocado sobre um pedestal para exposição confeccionado em papel paraná e com uma capa de acetato.
A
base do pedestal foi confeccionada em papel paraná e pintada com tinta ACRILEX
PVA Marrom Escuro (526). Na base foram coladas duas etiquetas com o nome do
navio e com o brasão da Marinha Russa. Finalizando a base foram aplicadas duas
camadas de verniz ACRILEX para artesanato e fixado o modelo sobre a base.
As
fotos abaixo mostram a base montada para acabamento do modelo, o modelo das
etiquetas e o modelo colado sobre a base:
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Suportes do modelo |
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Base de Papel Paraná |
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Bandeira da Marinha da URSS |
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Bandeira da Marinha da Russia |
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Brasão da Marinha Russa |
Pintura:
A
pintura foi realizada a partir de um planejamento prévio, que passou pela
confecção de uma planilha de cores que elencou as peças do modelo e as cores
nas quais deveriam ser pintadas.
Na
sequência as peças foram pintadas ainda presas nas árvores seguindo as
instruções de cores a serem utilizadas. Essa pintura inicial foi mais
“grosseira” buscando cobrir todas as partes da peça sem atentar aos detalhes.
Após
essa etapa, com a secagem desta primeira camada, as peças foram retiradas das
árvores e lixadas a fim de serem retiradas as rebarbas de plástico existentes,
seguindo-se uma nova pintura para corrigir as falhas. Após as peças secarem
foram pintados os detalhes e empregada a técnica do pincel seco para realçar os
contornos existentes nas peças.
Seguiu-se
então a montagem do modelo, como já foi descrita no item anterior, sendo
realizada uma última pintura geral do modelo, a fim de corrigir falhas de
colagem.
Finalizando
o processo de pintura foi aplicado a cera “Brilho Fácil” em todo o modelo, a
fim de proteger a pintura. Os decalques foram então colocados no modelo, que
recebeu uma última camada da cera, a fim de proteger e conservar os decalques.
O
trabalho de pintura foi todo feito com pincéis e tintas das marcas ACRILEX e
REVELL.
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Planilha de Pintura do Admiral Kuznetsov |
Visualização do Esquema de Corres

ITALERI© – “ADMIRAL
KUZNETSO (TBILISI) Instruções para montagem. ” – Itália - Calderara Di Reno
(BO) – 1991
WIKIPÉDIA– “CLASSE Kuznetsov,
Porta-aviões Soviéticos. ” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Kuznetsov.
Acesso em 21 mai 2020.
WIKIPÉDIA – “ADMIRAL
KUZNETSOV Porta-aviões” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Admiral_Kuznetsov_(porta-avi%C3%B5es).
Acesso em 21 mai 2020.
YOUTUBE – “063 ADMIRAL KUZNETSOV. Smoke on the water”.
Canal
Alex W. Bond. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NmUpZDb3W0Q.
Acesso em 21 de mai de 2020
YOUTUBE – “ADMIRAL KUZNETSOV – The Russia’s Only
Aircraft Carrier Is In Active Service”. Canal Dung Tran.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_gz4j0pyf_Q.
Acesso em 21 de mai de 2020
Muito obrigado pela deferência, meu amigo Júlio. Tenho certeza que esse modelo vai ficar espetacular!! Forte abraço do amigo Luís Henrique
ResponderExcluirFicou show!!!
ResponderExcluirParabéns pelo capricho e dedicação!
Katia Cabral